Comunicação produtivas das empresas

Comunicação produtiva das empresas

Que a comunicação é a ferramenta mais utilizada por todos, é indiscutível. Porém, nem todos se atentam a necessidade/ possibilidade do ajuste dessa ferramenta poderosa na atuação da vida e dos negócios. Maior que isso ainda, muitos não se atentam como falhas e desajustes em comunicação podem se tornar os grandes vilões das corporações, acarretando milhões em perdas anuais, tanto em negócios quanto em demissões e processos judiciais por danos morais, por exemplo. Em uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno, em uma tradução livre), atesta que as falhas causam problemas para a produtividade e para a saúde de colaboradores. O levantamento foi feito com 403 executivos dos Estados Unidos divididos., e segundo os resultados, 44% dos entrevistados relatam que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos. 
 
Quanto ao impacto direto nos negócios, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas. Problemas de comunicação também contribuíram para estresse (52%) e desânimo (31%). A solução para o engajamento dos profissionais na otimização da comunicação interna vai muito além de cartilhas de atuação ou canais modernos, segundo a mesma pesquisa, algumas medidas práticas devem ser adotadas por gestores de todas as áreas para melhorar a qualidade do relacionamento organizacional. 
 
 A pesquisa mostra que 78% dos entrevistados acreditam que ter objetivos mais claros em reuniões teria um impacto significativo nas mensagens corporativas. Do total, 63% desejam um leque mais amplo de ferramentas de comunicação interna e 62% acreditam na importância dos treinamentos e capacitações para melhorar o entendimento de instruções de trabalho e mensagens institucionais. Os ajustes de comunicação devem ser promovidos desde as escalas mais altas da hierarquia empresarial, fomentando uma cascata comunicativa de assertividade e objetividade, de forma que se crie ambientes corporativos salubres, otimizados e eficientes através da gestão elaborada de comunicação tanto interna quanto externa das empresas. “Comunicar é a arte de entender e ser entendido”, e sob essa perspectiva é que as empresas, num momento global em que a ciclicidade e complexidade são pontos fundamentais de coesão e adesão do mercado e ao mercado, promover campanhas de ajuste de comunicação é de fundamental necessidade para um crescimento saudável e estável. 
 
(Por Erika Nechar @Capocomunica) 

Tags: No tags

Comments are closed.